8 - Canais de denúncia, investigações internas e responsabilização

Os canais de denúncia são fundamentais para o Programa de Integridade e Compliance, pois fornecem uma forma segura para os servidores e servidoras, magistrados e magistradas e outros interessados denunciarem possíveis violações à ética, à integridade ou à legislação vigente. Os canais de denúncia fomentam a cultura de integridade, permitem a detecção de problemas, ajudam a prevenir riscos e fornecem dados relevantes para a tomada de decisão. Além disso, eles permitem a proteção dos denunciantes, garantindo que os dados pessoais sejam tratados de forma confidencial.

O TRT-2 possui diversos canais de denúncia, como (clique nos links abaixo):

Outros Canais de denúncia, externos, mas não menos importantes são (clique nos links abaixo):

As investigações internas são parte importante deste pilar do Programa de Integridade e Compliance, pois podem conduzir de forma mais aprofundada os problemas encontrados de diversas formas, inclusive pelos canais de denúncia, identificando suas causas e responsáveis, aumentando a eficácia e equidade das soluções institucionais. Além disso, asinvestigações internas podem evitar que os problemas se repitam no futuro.

A terceira parte deste pilar é o processo de responsabilização, que é indispensável para o Programa de Integridade e Compliance, pois faz com que os comportamentos antiéticos sejam punidos, aumentando a adesão das partes interessadas aos comportamentos éticos e diminuindo a probabilidade de quebras de integridade.

A efetividade dos canais de denúncia, investigações internas e da responsabilização aumentam a confiança das partes interessadas do Tribunal no Programa.

REQUISITOS OBRIGATÓRIOS

O pilar "Canais de Denúncia, Investigações Internas e Responsabilização" possui requisitos obrigatórios presentes, principalmente, na seguinte norma:

REQUISITOS VOLUNTÁRIOS

Este pilar possui requisitos voluntários presentes, principalmente, nas seguintes normas: