1 - Princípios e valores

Princípios e valores são Pilares do Programa de Integridade e Compliance, pois fornecem a base ética e moral que orientam a conduta e decisões do TRT-2. Eles também estabelecem a cultura e as prioridades do Tribunal, influenciando a sua forma de ação, e servindo como referência para avaliar a conformidade com padrões éticos e legais. Além disso, eles previnem violações de atos normativos, protegendo a reputação e a confiança do órgão.

Os valores do TRT-2, definidos em sua identidade estratégica para o período de 2021-2026 são: Ética, Acessibilidade, Agilidade, Eficiência, Transparência, Inovação, Valorização das pessoas, Sustentabilidade, Efetividade, Comprometimento, Segurança jurídica e Respeito à diversidade.

Além desses, outros princípios e valores foram definidos, institucionalmente, no Código de Ética dos(as) servidores(as) do TRT-2, sendo eles:

Legalidade, Economicidade, Interesse público, Preservação e defesa do patrimônio público, Honestidade, Dignidade, Respeito e decoro, Competência e desenvolvimento profissional, Integridade, Impessoalidade e Moralidade pública, Neutralidade político-partidária, religiosa e ideológica, Sigilo profissional, Segurança da informação e Proteção de dados pessoais.