1ª Jornada Itinerante de Planejamento e Gestão percorre mais de mil quilômetros
1ª Jornada Itinerante de Planejamento e Gestão percorre mais de mil quilômetros
Após percorrer cerca de 1.500 quilômetros, visitando 73 varas do trabalho em 30 cidades, foi concluída a etapa “fora da sede” da 1ª Jornada Itinerante de Planejamento e Gestão, que apresentou informações sobre o atual modelo de gestão compartilhada e evidenciou a importância da integração de todos nas ações do planejamento estratégico do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região.
Na última sexta-feira (10) o projeto passou por Guarujá, Cubatão, Taboão da Serra, Embu, Itapecerica da Serra, Cotia, Caieiras, Franco da Rocha, Cajamar, Santana de Parnaíba, Jandira, Itapevi, Barueri, Osasco, Itaquaquecetuba, Poá e Ferraz de Vasconcelos.
Compartilhamento
Idealizado com o propósito de integração, o projeto foi fruto dos planos iniciais traçados pela atual administração. De acordo com o desembargador presidente Nelson Nazar, que deu início à Jornada Itinerante no último dia 3, em Santos-SP, o modelo de gestão compartilhada é fundamental para atingir os objetivos traçados, que visam melhorar a prestação jurisdicional.
Sob o mesmo ponto de vista, o desembargador Carlos Francisco Berardo, vice-presidente administrativo, falou no dia 10 aos magistrados e servidores de Cubatão-SP, sobre a importância do engajamento de todos.
Missão cumprida
Para quem participou da concepção da Jornada, ficou a sensação de dever cumprido. “Valeu à pena porque percebemos que é uma iniciativa diferenciada deste tribunal. E a receptividade, o discernimento com que as pessoas nos esperaravam foi muito interessante. Essa parte foi gratificante,” comemorou Elizabeth Manzano, integrante do comitê de Planejamento e Gestão do TRT-2.
A receptividade citada pela servidora é constatada nas declarações de Mauro José Pereira, diretor da Vara de Itaquaquecetuba: “Estão no caminho certo. Vindo até nós, ouvindo nossa sugestão”, elogiou. A relevância da integração de todos nas ações do planejamento ficou clara nas visitas. Mensagem compreendida e expressa por Fábio Alves, analista judiciário de Poá. “A participação de todos é importante para gerar melhorias, que é o objetivo do TRT. E, consequentemente, agilizar a vida dos que procuram a Justiça do Trabalho”.
Um dos pontos mais reforçados nas apresentações foi a visão de futuro estabelecida pelo TRT-2: ser reconhecido pela sociedade, até 2014, como instituição de excelência, que atua com celeridade, credibilidade, relevância e eficiência na prestação jurisdicional. Essa definição de objetivo chamou a atenção de José Roberto Santos, diretor do serviço de distribuição do Guarujá. “Estratégia define os rumos de uma instituição. E o tribunal, por ser parte tão importante na vida das pessoas, não poderia ficar sem uma estratégia bem marcada como as que estão delineadas neste momento.”
Banco de Talentos
Em paralelo às apresentações, as equipes do comitê de Planejamento e Gestão levaram uma urna e formulários para preenchimento dos magistrados e servidores. A ideia era a de que cada um colocasse no papel suas formações e habilidades específicas, com o intuito de melhor aproveitar os talentos dos recursos humanos do TRT-2. O servidor Celso Cabral, da 1ª Vara de Cubatão, aprovou a iniciativa. “Isso é muito importante para o melhor aproveitamento de cada servidor na área que ele mais bem sabe se especializar e, com isso, possa render melhor a sua prestação de serviço ao jurisdicionado”. Os formulários foram criados pela Escola Judicial do TRT-2, que irá analisar cada um dos talentos específicos colocados no papel.
Próxima etapa
A apresentação da Jornada Itinerante será realizada agora aos magistrados e servidores da capital paulista. As datas e horários serão divulgadas em breve.
Veja as fotos do primeiro dia (03) da Jornada Itinerante de Planejamento e Gestão.
Veja as fotos do segundo dia (10) da Jornada Itinerante de Planejamento e Gestão.