Ir para conteúdo principal Ir para o bloco de navegação

Acessibilidade no TRT-2: ações de inclusão para uma Justiça ao alcance de todos

Acessibilidade no TRT-2: ações de inclusão para uma Justiça ao alcance de todos

acessibilidade-no-trt-2-acoes-de-inclusao-para-uma-justica-ao-alcance-de-todos-acessi 1305824580

 

Eliminar barreiras físicas e arquitetônicas e oferecer recursos tecnológicos para a efetiva inclusão dos deficientes no ambiente do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região. Esse é o objetivo principal da Comissão de Acessibilidade do TRT-2. 

 

As ações da comissão vão desde a promoção de eventos, como cursos da Língua Brasileira de Sinais (Libras), até a aquisição de aparato tecnológico ou mobiliário facilitadores de acesso. Exemplos disso são a aquisição de impressoras braille e a reformulação do site, ambos já em processamento. 

 

Monitores maiores foram adquiridos para servidores com baixa visão e profissionais intérpretes de Libras atuam em audiências em que haja partes ou testemunhas surdas. Em caso de locação, aquisição ou construção de imóveis, o Serviço de Engenharia e Arquitetura verifica a sua adequação às normas técnicas de acessibilidade. 

 

Todas as ações da comissão são orientadas pela Recomendação nº 27/2009, do Conselho Nacional de Justiça, que dispõe sobre acessibilidade nos tribunais. 

 

Magistrados e servidores podem conhecer mais sobre como tornar o local de trabalho acessível, visitando a página de Benefícios Institucionais, na Intranet. Também é possível contribuir com sugestões pelo endereço:acessibilidade@trtsp.jus.br.