Ir para conteúdo principal Ir para o bloco de navegação

Coleta seletiva: TRT-2 contribuindo para um meio ambiente sustentável

Coleta seletiva: TRT-2 contribuindo para um meio ambiente sustentável

coleta-seletiva-trt-2-contribuindo-para-um-meio-ambiente-sustentavel-papelao2 1306186819

 

Ciente da importância da questão ambiental, o TRT da 2ª Região criou, em 2010, o Setor de Gestão Ambiental, subordinado à Comissão Permanente de Gestão Ambiental do TRT-2.


Entre as ações efetivas que o tribunal adota e busca expandir, está a coleta seletiva. Por meio dessa ação, o TRT-2 apoia o Programa de Gestão Ambiental, que visa atingir objetivos e metas para aumentar o papel social do tribunal, incentivar a responsabilidade social nos ambientes externo e interno, além de diminuir os impactos ambientais produzidos.

 

Além da coleta seletiva, a redução do consumo de papel, economia de energia, água e outros materiais também estão na lista das ações que colaboram com o programa, em busca de um meio ambiente sustentável.

O programa de coleta seletiva está sendo aperfeiçoado nos prédios do TRT-2 na capital paulista (Fórum Ruy Barbosa, Ed. Millenium, Ed. Sede, Rio Branco e Unidade Administrativa II – James Holland). E, futuramente, avançará para as outras unidades do tribunal. 

 

Nesse sentido, o TRT-2 adquiriu há pouco tempo 700 lixeiras feitas de papelão, que estão sendo distribuídas nas referidas unidades do tribunal. Nessas lixeiras, deverão ser depositados os papéis oriundos de resíduos do processo produtivo das varas e secretarias. 

 

Além dessas lixeiras de papelão, também há outros dois tipos de cestos: os de saco azul (para materiais recicláveis, como copinhos plásticos, latas de alumínio etc.) e os de plástico preto (destinados a material orgânico, como restos de alimento, guardanos usados etc.). 

 

A coleta seletiva é extremamente importante, pois reduz o lixo em aterros sanitários, o consumo de matérias-primas, a poluição atmosférica e das águas, o consumo de energia, entre outras vantagens. 

 

Magistrados e servidores podem conhecer mais sobre o Programa de Gestão Ambiental e contribuir com as ações em prol do meio ambiente visitando a página de Benefícios Institucionais, na intranet. 

 

Também é possível contribuir com sugestões pelo endereço: gestao.ambiental@trtsp.jus.br.